Mostrar mensagens com a etiqueta Cinema. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cinema. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

MMXV - Dia 51 ( BAFTA 2015 - Vencedores)


Best Film


WINNER: Boyhood
NOMINATED:
The Imitation Game
The Theory of Everything

Outstanding British Film


WINNER: The Theory of Everything
NOMINATED:
’71
The Imitation Game
Paddington
Pride
Under the Skin

Director


WINNER: Richard Linklater (Boyhood)
NOMINATED:
Alejandro G. Iñárritu (Birdman)
Wes Anderson (The Grand Budapest Hotel)
James Marsh (The Theory of Everything)
Damien Chazelle (Whiplash)

Leading Actor


WINNER: Eddie Redmayne (The Theory of Everything)
Nominated:
Benedict Cumberbatch (The Imitation Game)
Jake Gyllenhaal (Nightcrawler)
Michael Keaton (Birdman)
Ralph Fiennes (The Grand Budapest Hotel)

Leading Actress


WINNER: Julianne Moore (Still Alice)
NOMINATED:
Amy Adams (Big Eyes)
Felicity Jones (The Theory of Everything)
Reese Witherspoon (Wild)
Rosamund Pike (Gone Girl)

Supporting Actor


WINNER: JK Simmons (Whiplash)
NOMINATED:
Steve Carell (Foxcatcher)
Edward Norton (Birdman)
Ethan Hawke (Boyhood)
Mark Ruffalo (Foxcatcher)

Supporting Actress


WINNER: Patricia Arquette (Boyhood)
NOMINATED:
Emma Stone (Birdman)
Imelda Staunton (Pride)
Keira Knightley (The Imitation Game)
Rene Russo (Nightcrawler)
 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

MMXV - Dia 17 (Taken3)

Isto de cinema anda mal por estes lados em 2015.

Desta vez foi o Taken3.
Não vi os dois primeiros e só fui porque a Inês ficou entusiasmadissima e queria muito ver o filme. Cá de fim-de-semana, fiz-lhe a vontade. Confesso que também fiquei um pouco curiosa com tanto entusiasmo.
Lá fomos!
Que desilusão. Não consegui gostar nadinha do filme. 30 minutos depois já estava quase a dormir.
Muitas perseguições, carros a estoirar e TIROS... muitos TIROS.

Irritam-me estes filmes.
O herói tem uma arma pequenina, luta com dezenas de mauzões, escapa de imensas rajadas de metralhadoras ileso e... dá um tiro e mata-os logo!
Incrivel.
Achei a história pobre, o filme muito pouco verosímel  e a representação... nada de especial.



domingo, 18 de janeiro de 2015

MMXV - Dia 16 (Oscars 2015 - Nomeados "Melhores Actor/Actriz")





Actor

    Steve Carell
    Foxcatcher

    Bradley Cooper
    American Sniper

    Benedict Cumberbatch
    The Imitation Game

    Michael Keaton
    Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)

    Eddie Redmayne
    The Theory of Everything


Actriz

    Marion Cotillard
    Two Days, One Night

    Felicity Jones
    The Theory of Everything

    Julianne Moore
    Still Alice

    Rosamund Pike
    Gone Girl

    Reese Witherspoon
    Wild


Actor Secundário

    Robert Duvall
    The Judge

    Ethan Hawke
    Boyhood

    Edward Norton
    Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)

    Mark Ruffalo
    Foxcatcher

    J.K. Simmons
    Whiplash


Actriz Secundária

 
    Patricia Arquette
    Boyhood

    Laura Dern
    Wild

    Keira Knightley
    The Imitation Game

    Emma Stone
    Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)

    Meryl Streep
    Into the Woods

MMXV - Dia 15 (Oscars 2015 - Nomeados "Melhor Filme")



Best Picture

    American Sniper
    Clint Eastwood, Robert Lorenz, Andrew Lazar, Bradley Cooper and Peter Morgan

    Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)
    Alejandro G. Iñárritu, John Lesher and James W. Skotchdopole

    Boyhood
    Richard Linklater and Cathleen Sutherland

    The Grand Budapest Hotel
    Wes Anderson, Scott Rudin, Steven Rales and Jeremy Dawson

    The Imitation Game
    Nora Grossman, Ido Ostrowsky and Teddy Schwarzman


    Selma
    Christian Colson, Oprah Winfrey, Dede Gardner and Jeremy Kleiner


    The Theory of Everything
    Tim Bevan, Eric Fellner, Lisa Bruce and Anthony McCarten

    Whiplash
    Jason Blum, Helen Estabrook and David Lancaster

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

MMXV - Dia 11 (Birdman, o filme)

Já não ia ao cinema há um tempinho.
Fui ver o Birdman.
Ups...
Que filme tão estranho. 
O que mais gostei foi do Michael Keaton. Nem parecia ele. Muito boa interpretação. O Edward Norton também. Os dois em papeis diferentes do que fazem habitualmente. Gostei!

Do filme propriamente dito, nem tanto :-(
Uma realização um pouco "marada" com a camara ao ritmo da música e algo frenética. Parece que é feito de um só take (essa parte gostei), mas dá-nos uma sensação estranha.
Enfim... fiquei à beira de um ataque de nervos !
Grrrr


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oscars 2013 - os vencedores


E pronto, Hollywood no seu melhor (ou pior). Lá acertei qualquer coisa mas...


Melhor Filme - Argo
Não podia concordar mais. Era também a minha escolha. Estranho o facto de Ben Affleck não ter sido sequer nomeado. Idiossincrasias de Hollywood.

Melhor Realizador - Ang Lee, por Life of Pi
Não apostei nele, mas não fica mal.

Melhor Actor - Daniel Day-Lewis, em Lincoln
Nada a dizer. Justo. Merecido.

Melhor Actriz - Jennifer Lawrence, em Silver Linings Playbook
Nunca na vida. Como é possível ?!?!?!?

Melhor Actor Secundário - Christoph Waltz, em Django Unchained
100% de acordo. Este homem é um actor e peras.

Melhor Actriz Secundária - Anne Hathaway, em Les Misérables
Nada a dizer.

Melhor Argumento Original - Django Unchained
YESSSS

Melhor Argumento Adaptado - Argo

Melhor Filme de Animação - Brave

Melhor Filme Estrangeiro - Amour (Áustria)

Melhor Documentário - Searching For Sugar Man

Melhor Design de Produção - Lincoln

Melhor Fotografia - Life of Pi

Melhor Guarda-Roupa - Anna Karenina

Melhor Montagem - Argo

Melhor Maquilhagem e Cabelo - Les Misérables

Melhor Banda Sonora Original - Life of Pi, de Mychael Danna

Melhor Canção Original - “Skyfall”, de Skyfall

Melhor Edição de Som - Skyfall, Zero Dark Thirty

Melhor Mistura de Som - Les Misérables

Melhores Efeitos Visuais - Life of Pi

Melhor Curta de Animação - O Rapaz do Papel

Melhor Curta Live-Action - Curfew

Melhor Curta Documental - Inocente


sábado, 23 de fevereiro de 2013

Oscars 2013 - Melhor Filme/Realizador


Best Picture

Dos candidatos a melhor filme, já os vi todos. As minhas "impressões" e o meu "voto".



Gostei, mas não me encantou. Quem anda por aí a dizer que Daniel Day-Lewis leva Lincoln às costas e sózinho, tem que ver este filme. Sobre o amor já vi coisas bem melhores. Vale o ser Europeu! 

***













Filme surpreendente. A história nem era lá muito interessante mas o modo como foi contada agarrou-me até ao final. Gostei muito do filme e o realizador surpreendeu-me (não sou fã do Benzinho como actor).

**** (quase 5)












Puxa ao sentimento. Demais, na minha opinião. Vale pela interpretação da miúda. Fantástica. Nem tenho palavras. Merecia o Oscar para melhor actriz. Na boa :-)

**















ADOREI. Tarantino é sempre surpreendente. Este filme é mais um must na minha lista de "a rever". Não ganha Oscars pela mediocridade de Hollywood, infelizmente.

*****












Decididamente não gosto de musicais. Chateiam-me e este não foi excepção. Até que o filme não está mau de todo mas... um pouco chato. Nada, mas nada comparado ao espectáculo teatral.

**













Que filme tão bonito. Tão cheio de imagens e de história. Emocionou-me. No entanto, falta-lhe um je ne sais quois para ser um filme genial.

****
















Gostei muito deste Lincoln. Uma interpretação sobrenatural de Daniel Day-Lewis que faz parecer o filme menor, mas não é. Gostei particularmente da narrativa pausada e teatral. A luz e a música ajudam a uma atmosfera doce num clima de guerra e intriga politica. Muito bonito.

****











Silver Linings Playbook (Guia para um final feliz)


É um filme que se vê bem. Um Chiado Terrasse interessante mas que não fica para a História. Daqui a um ano já ninguém se lembra dele, digo eu.

**













Zero Dark Thirty (00.30 Hora Negra)


Fiquei sem perceber se o filme era suposto ser um documentário ou fantasia. Se a realizadora pretendia só narrar factos, acho que o filme é mau. Se a realizadora pretendia fantasiar à volta do tema, acho que o filme é péssimo. Não gostei.


**








And the Oscar goes to ...

ARGO
(vamos lá ver se acerto)


Directing

Para o melhor realizador Hollywood deixou de fora Ben Affleck. weird. Eu dava-lhe o Oscar já direitinho. Foi uma injustiça.
Ang Lee também não vai levar nada só porque já ganhou uma vez,  e Spielberg também não porque Hollywood é muito elitista e meteu na cabeça que o homem é pouco culto.


And the Oscar goes to ...

Michael Haneke

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Oscars 2013 - Melhor Actor/Actriz


Não vi todos os filmes com candidatos/candidatas aos Oscar, mas penso que em ambos os casos a "coisa" já está feita.
As minhas "impressões" e o meu "voto".



Actor in a Leading Role

Não vi o Joaquin Phoenix nem o Denzel Washington, por isso posso estar a cometer um grande pecado mas o Oscar já está entregue por uma interpretação brilhante de Lincoln

And the Oscar goes to ...
Daniel Day-Lewis


Actress in a Leading Role 


Eu daria o Oscar sem qualquer problema a Ouvenzhané Wallis. Tem uma interpretação fabulosa. Mas penso que Hollywood não lhe vai entregar a estatueta.


And the Oscar goes to ...
Naomi Watts

domingo, 6 de janeiro de 2013

Anna Karenina


Ora bolas. Há algum tempo que não ia ao cinema e a desilusão foi imensa.
Que tristeza de filme. Que confusão. A meio perdi-me. Eu, que já li o livro duas vezes e é um dos meus livros predilectos, nem estava a acreditar no que estava a ver. Chato, confuso e aborrecido.
A ideia de uma cenografia teatral é boa mas não resultou. Conseguiu até estragar a história. Algumas passagens são tão más que nos fazem perder.
As interpretações então... valha-me Deus! O "meu" Conde Vronski, o que eu imaginei é terrível. Aquele não é o Conde Vronski. Não é não! E a Anna também não me encheu as medidas. A "minha" Anna é uma mulher extraordinária. Esta Anna não é nada disso. Simples, pouco convicta e nada apaixonante. Grrrrrrrrrr
Salvam-se o Jude Law - que acertou em cheio no Karenin - e o Matthew Macfadyen - o Stiva está demais!!!  Quanto ao personagem que mais gosto no livro, o Levin interpretado pelo Domhnall Gleeson, até nem que está mal de todo. A essência da personagem está lá. Nele revi Tolstoi!!!



http://www.imdb.com/title/tt1781769/

segunda-feira, 16 de abril de 2012

E agora, onde vamos?

Adorei este filme. 
É incrível como trata um tema tão pesado e difícil de um modo tão engraçado e divertido. Parece simples, mas não é. Parece leviano, mas não é. Parece cómico, mas não é.
É absolutamente delirante! Um filme tocante,  divertido e dramático. Uma tragicomédia!
As mulheres (cristãs e muçulmanas) de uma aldeia do Líbano fazem tudo ao seu alcance para acabar com as disputas entre os homens das duas facções religiosas que, à semelhança do resto do País, guerreiam por tudo e por nada. Elas queimam jornais, destroem a tv, contratam "bailarinas", drogam os homens e até... mudam de religião.

http://www.imdb.com/title/tt1772424/

A banda sonora é de Khaled Mouzannar e é f-a-b-u-l-o-s-a.

sábado, 31 de março de 2012

J Edgar e Leonardo Dicaprio

Não sou grande apreciadora de Leonardo DiCaprio. Sempre o achei um menino bonitinho que ficava bem no ecrã, mas sem grandes dotes de representação. Ou melhor, desde que vi a monumental seca do Titanic que o nome de Dicaprio me afastava dos filmes.


Mas afinal o moço é mais que uma cara laroca. Já me tinha começado a chamar a atenção em o Diamante de Sangue; em o Aviador achei-o muito bom; em The Departure fiquei sem palavras mas agora... o J Edgar de DiCaprio é fora de série.
E não é que o rapaz, para além de giro, também é um grande actor. UAU




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Iron Lady: Meryl Streep É FANTÁSTICA!!

É espantosa!!! Que interpretação fabulosa desta Lady que ontem ganhou o Bafta e vai, se houver justiça, ganhará Cesar e Oscar! 
Fiquei sem palavras. 
Genial. 
Invejaaaaa


O filme é muito bom. Não tive, nem tenho, particular apreço pela "original" Lady, mas a história e a interpretação são... para além de tudo o que podia imaginar.


FANTÁSTICO.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Um Sr Actor




É um dos melhores actores de sempre. Adoro vê-lo. Lembro-me quando se filmou em Portugal a Casa dos Espiritos fiz figuração. Só tinha um objectivo: poder ver de perto este meu idolo. Infelizmente andei feita parva a correr de um lado (literalmente) e nunca vi, nem de longe, este Homem. Brilhante e intenso... apesar de britânico. Não se pode ter bom em tudo :-)) 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Toupeira



Este fim de semana fui ver "A Toupeira", filme baseado num livro de John Le Carré. Os filmes de espionagem aborrecem-me e evito-os, mas decidi-me a ver mais um na esperança de poder gostar. E gostei mesmo. O filme está muito bem feito e é muito interessante. As personagens podiam estar um pouco melhor "explicadas", porque apenas a de Smiley ( Gary Oldman numa interpretação F A B U L O S A ) é explorada. Aliás, o filme é todo Oldman. A personagem é magnifica e o actor incrível.
Gostei também muito da banda sonora. A história é mesmo o menos bom do filme. Aquelas "cenas" da guerra fria... não tenho muita paciência.

Mesmo assim, um filme merecedor de estatuetas! A de actor principal não era mal pensado!

Além do mais, relembrou-me o Zeca.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Meia noite em Paris

Sou uma grande apreciadora dos filmes do Woody Allen mas parece que ele anda a perder o jeito e a capacidade de me surpreender.





Este último filme de Allen sem Allen é bonitinho... um Chiado Terrasse pouco arrebatador e até um pouco chato. Vale por Paris, cidade luz sempre encantadora. É afinal a única coisa que gostei do filme, a luz. Muito previsível e pouco criativo. Enfim, uma chatice. Chato, não é?

http://www.imdb.com/title/tt1605783/

terça-feira, 21 de junho de 2011

O castor

Já nem me lembro bem da última vez que fui ao cinema. 


Fui ver o último filme da Jodie Foster - O Castor. Gosto muito da Jodie Foster e nada (mas mesmo nada) do Mel Gibson. Por isso fiquei surpreendida com a escolha do actor principal. Não estava à espera mas... aceitei-a. Tinha que ser, já tinha pago o bilhete.


Depois deste pequeno contratempo, centrei-me no filme. Pensei que era sobre o desequilíbrio mental de um homem que se vê numa situação de uma profunda depressão e, sem saída encontra num boneco de peluche (um castor) o seu alter ego. Pensava eu... porque depois pensei que já era mais sobre o filho que se revê no pai, mas que não quer e que faz tudo para não se parecer com ele. A acção ou focus saltita um pouco entre os dois e penso (penso, não tenho a certeza) que o filme seja mesmo sobre isso - como são complicadas as relações entre pais e filhos. Será??? Não sei... talvez porque a realizadora não me deixou perceber lá muito bem. Infelizmente!


http://www.imdb.com/title/tt1321860/


Bjs

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Oscars 2011 - os nomeados

As minhas escolhas:

Melhor Filme:
Não vi todos ainda, mas estou indecisa entre o Cisne Negro e o Discurso do Rei. Parece-me que pela temática o Cisne Negro vai ganhar. Também gostei muito da luz e da atmosfera. Se ganhar o Discurso do Rei também não fico chateada. Desiludidissima ficarei se ganhar A Rede Social.... bom...

Melhor Actor:
Embora o Javier seja, de longe, a minha escolha por defeito, este ano o Colin Firth vai ganhar. Se não ganhar vou achar que é preconceito :-)

Melhor Actriz:
Ainda não vi todas as interpretações a concurso, porque ainda não vi todos os filmes, mas penso que está tudo feito para ganhar a Natalie Portman. Bah




BEST PICTURE




ACTRESS IN A LEADING ROLE