sábado, 26 de maio de 2012

Peru - um País surpreendente


É um dos Países que guardo na minha memória que mais me encantou e surpreendeu. Talvez porque não tivesse grande expectativa; talvez porque conhecesse pouco sobre ele; talvez porque não estava na minha "lista" de Países a conhecer...

Só sei que fiquei fascinada por ele.
Adorei as pessoas, simpáticas e muito orgulhosas da sua vida e cultura andina.

O peso Inca é visível em muitos dos sítios que visitei. É absolutamente genial o que os Incas fizeram - organização económica do império, a agricultura irrigada desenvolvendo sistemas de engenharia hidráulica incríveis ainda hoje, as técnicas de construção com deslocamento e cortes de pedras que até hoje não se entendem...

Ficou-me na memória e no coração a cidade de Arequipa. Uma cidade com uma luz especial - a cidade branca, como lhe chamam. A sul do Peru, a 2300 metros de altitude e localizada num vale da cordilheira dos Andes. Da plaza de Armas conseguem-se ver os vários picos que a circundam, em particular o Misti. Lindo, Lindo!

O convento de Santa Catalina é imperdível. Um convento onde viveram em suposta reclusão cerca de 450 freiras... com criadas particulares e boas festas com senhores "amigos" :-)

Lima, a capital foi talvez o que menos gostei. É uma cidade demasiado grande e com pouca luz. É a única capital da América do Sul à beira-mar, mas pouco se nota.
No entanto, Pisco, Paracas e Nazca também vale a pena visitar. E então beber um Pisco Sour é demais... Pisco com limão e outros ingredientes... bom...............
O lago Titicaca é também surpreendente, embora as visitas às ilhas flutuantes e artificiais Uros e também a Taquile sejam demasiado turísticas e, por isso, menos interessantes.


E claro, Cusco! A 3400 metros de altitude, a capital do império Inca. Deslumbrante! Magnifica! O Vale Sagrado , Ollantaytambo e Sacsayhuaman são... indescritíveis. As paredes de granito que resistiram e ainda resistem à influência e ocupação espanhola. Sem falar, obviamente, de Machu Pichu - um grande monumento do brilhantismo da arquitectura Inca.


Adorei... Vou voltar, com toda a certeza!






 






Memorias XXXIX


sábado, 12 de maio de 2012

Pirilampo Mágico e o Ricardo Banha



Não tenho por hábito contribuir para campanhas ou fazer doações sem saber a quem. O pirilampo mágico é uma excepção. Contribuo comprando e vendendo. 
Em cada Maio vem-me à memória um colega de quem gostei muito e com quem gostei muito de trabalhar e conviver - o Ricardo Banha. Tenho saudades dele...
Em cada Maio lembro-me dele a vender pirilampos. Em cada Maio lembro-me dele a ensinar-me OPC. Em cada Maio lembro-me dele a rir e a divertir-me. Em cada Maio vendo pirilampos. Pelas Cercis e, por ele!


http://www.pirilampomagico.com.pt/