terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Predial On-Line. Nem tudo é mau na AP!



Fiquei agradavelmente surpreendida com a eficácia e eficiência de um serviço público on-line que desconhecia.

Precisei de uma Certidão de Teor de um imóvel meu. A 1ª reacção foi logo ir ao site das Finanças e, depois de uma busca lenta e prolongada (o site é horrivelmente confuso), cheguei à conclusão que não estava o sítio certo. Googlei "Certidão de Teor" e cheguei ao Portal do Cidadão que me informa que estas certidões se pedem e adquirem na Conservatórias do Registo Predial. A minha reacção imediata foi logo "estou lixada". A última vez que estive numa Conservatória foi um desastre - demorou uma eternidade e quem me atendeu era com certeza Chinês porque falava Mandarim (ou qualquer outra lingua do género porque eu não percebi nadinha).

Na mesma pesquisa do Google havia um resultado que achei maravilhoso "Predial Online". Entrei e fiquei bastante confundida sobre o que tinha que fazer. "Mau... lá vem o Mandarim"... mas resolvi não desistir e liguei para a linha de apoio telefónico. 5 Estrelas. Rapidamente me disseram o que fazer no site, como fazer e em menos de um fósforo pedi a minha certidão on-line. Com os dados de pagamento por multibanco fornecidos paguei e pronto!
Mas, se fiquei muito satisfeita com a colocação do pedido e o atendimento da linha de apoio, o melhor foi mesmo o resultado. Cerca das 15.30h da tarde do mesmo dia em que pedi a certidão (11h da manhã), fui informada por mail que ela já estava disponível. Entrei no link disponibilizado e pimba, lá estava a minha certidão. Igualzinha e com o mesmo valor legal de uma entregue pela Conservatória, sem sair de casa e pagando metade do preço do que pagaria se me tivesse deslocado à Conservatória.

Nota ++ para a Administração Pública e em particular para o Ministério da Justiça!

http://www.predialonline.pt/PredialOnline/

6 comentários:

  1. Boa tarde.
    Já agora, estou na mesma situação, o site não aparenta ter nada a ver com certidões de teor (à primeira vista) e nem sei pode onde começar.
    Que passos tomou? Ou é melhor ligar também para a linha de apoio? :)
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    eu liguei para a linha de apoio e foram excepcionais! Eficientes e muito pragmáticos, explicaram-me tudo! E é muito rápido.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Paula. Fiquei muito satisfeito por estar a googlar Certidão de teor e ter vindo parar ao seu blog. Tb preciso de uma e amanhã já ligo. Já agora, venha tomar um copo com o eu. Beijinhos, João Pinto :)

    ResponderEliminar
  4. Também eu fiquei muito agradecida por ter exposto aqui o seu caso. Já o ano passado precisei de uma certidão de teor, tive o incómodo de me deslocar a uma conservatória, paguei €30 pelo documento e na altura fiquei a saber que havia uma forma mais simples e económica para obter o dito cujo, mas agora que precisei novamente, não me lembrava qual era. Eis que pesquiso na internet e eis que venho aqui parar! Ia então ligar para o apoio mas já passava das 17h00, acabei por "vasculhar" o site e fui dar ao sítio, certidão pedida e paga, sem tirar o rabo da cadeira e com mais €15 no bolso :D Agora é só aguardar! Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha experiência foi óptima e resolvi partilhar. Ainda bem que ajudou! Acho que é uma das grandes mais-valias das redes sociais, a partilha!

      Eliminar
  5. Boa tarde! Também estou a precisar de uma certidão de Teor, mas no site Predial Online não estou a encontrar esta certidão. Será que uma certidão de Teor é o mesmo que uma Certidão de Registo Predial, tal como é mostrado neste vídeo que encontrei e que ensina todos os passos de como obter uma: https://www.youtube.com/watch?v=_-f6ebsZIpU&t=31s

    ResponderEliminar