terça-feira, 24 de abril de 2012

25 de Abril - Salgueiro Maia - o meu herói


Madrugada de 25 de Abril de 74, parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém:

"Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!"

Todos os 240 homens que ouviram estas palavras seguiram para Lisboa.


Sempre que falo ou oiço falar de Salgueiro Maia lembro-me da história que me contaram sobre a chegada a Lisboa.
A coluna de tanques vinda de Santarém para fazer A revolução cumpriu o código da estrada e parou em todos os semáforos vermelhos em Lisboa até chegar ao Terreiro do Paço.

:-)))

1 comentário: