terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Casa de Bernarda Alba - o rescaldo

Foi mais uma peça na minha vida. Desta feita, um grande drama do Garcia Llorca. A minha personagem, a governanta La Poncia, pretendia ser o contraponto da ditadora Bernarda mas sem nunca deixar os seus modos rudes, duros e de alguma maneira pobres.

Foi uma peça muito dura para mim. Desta vez não foi tão fácil nem tão ligeiro como é costume. Foi muito duro para mim conseguir decorar um papel enorme num mês. Foi muito muito duro para mim entrar "a meio" de uma encenação e perder o início - a dramaturgia, os ensaios de leitura, o começo de tudo. Foi muito duro para mim a convivência num grupo que não conhecia. Foi muito duro para mim viver na desorganização e indisciplina sem poder (ou querer) dizer nada. Foi muito duro para mim conseguir conciliar a minha vida profissional, o curso que estou a fazer e esta peça. 

O mais fácil de tudo foi encantar-me com a personagem La Poncia. A composição da personagem deu-me muito gozo. Confesso que, para mim, o mais importante e que dá mais "pica" é mesmo o tempo de estudo e de composição até ao espectáculo, sendo a estreia o ponto alto. Depois disso é só mesmo a decair. 

Gostei muito da encenação e do encenador. É muito bonita a encenação do João Nuno Esteves. Na direcção já não me senti tão bem, nem tão apoiada. Mas talvez assim tivesse sido melhor - tive espaço para criar a minha personagem e imaginar uma La Poncia que me fizesse sentido. Que me lembre nunca vi outra La Poncia, por isso não tenho ponto de comparação, mas talvez tenha sido melhor assim - é a minha personagem e é só minha... pronto!



Muitas vezes me perguntam porque mantenho esta actividade como amadora e porque não tentei ser profissional. Normalmente sorrio e evito a pergunta, porque tenho alguma vergonha na minha resposta. Algumas vezes me passou essa ideia pela cabeça mas sempre a abandonei. Nunca me imaginei a ser uma profissional porque sempre achei que o encanto se iria perder. Sempre pensei que fazê-lo profissionalmente iria ser menos aliciante e tentador e que me daria muito menos gozo. Se tenho que fazer alguma coisa por obrigação, lá se vai metade da piada.

Mas tenho dúvidas sobre isso... mesmo muitas dúvidas. E se tentasse o teatro como profissão? Gosto muito do que faço profissionalmente mas e se gostasse ainda mais de ser actriz profissional? E se não gostasse? E se fosse uma desilusão? E se... ? ? ? ? ? 


Bjs

4 comentários:

  1. Amiga,

    Devemos sempre fazer aquilo que nos apetece e estamos sempre a tempo de mudar tudo !!!! Eu vi-te nesta peça (pela primeira vez vi-te a representar) e achei que era a tua cara !!!! Foste de longe a que mais "entrou" na personagem, e La Poncia e ti própria confundiam-se. Desculpa esta crítica atabalhoada de alguem inculto no que respeita a teatro, mas a verdade é que achei que o teatro, a representação, te assenta muito muito bem. Espero que continues sempre, amadora ou profissional, e que te continue a dar a satisfação e prazer que referes.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. não fui ver a peça....gostaria muito de ir...mas depois de ler este teu comentário(que entendo-o muito mais extensivo, para lá da peça até à tua maneira de estar na vida)acredito que desempenhaste o teu papel com a tua pele, acredito que todos os teus poros o absorveram e por duas horas ou três foste La Poncia! Diz-me onde está a Poncia e em que horários porque agora sim indubitavelmente quero muito conhecê-la!
    um abraço taoista
    eulália

    ResponderEliminar
  3. @Manuela, não há criticas boas nem más. Há o sentir e isso é sempre o mais importante. Obrigada pelas tuas palavras.
    @Eulália, ainda não temos agenda definida. Mas asim que tivermos terei todo o gosto em convidar-te.
    Bjs a ambas

    ResponderEliminar
  4. Eu nunca tinha visto esta peça e para mim és a primeira Pôncia da minha vida e que grande Pôncia. Fantástica! Pois eu vi-te nesta e já te vi noutras, como bem sabes, e é sempre, sempre um prazer enorme assistir às tuas interpretações. Para mim foste a melhor em palco e não tenho qualquer problema em dizê-lo, aliás digo-te isto sempre que acabo de ver uma peça tua; não é por dizer porque quando não gosto digo a verdade, eu não sou amiga de dar pancadinhas nas costas. :-) Tu és formidável e recebes cada personagem de uma forma tua que sai sempre bem. Muitas vezes já te perguntei se não gostarias de ser profissional e deste-me uma resposta com as razões que expões aqui. Respeito-as, mas tal como tu fico sempre na dúvida e se...???
    Epá e essa foto? Muito bem tirada; há mais de onde essa veio. ;-)

    ResponderEliminar